Este curso destina-se a gestores de inclusão & diversidade e colaboradores de espaços socioculturais (clubes, teatros, museus, centros culturais e espaços de lazer e esporte) oferecendo estratégias práticas e baseadas em evidências para promover a inclusão de pessoas autistas.
Você aprenderá sobre as características e especificidades do autismo a partir da perspectiva de uma equipe multidisciplinar. O curso também ensina estratégias para adaptar ambientes, capacitar equipes e superar barreiras sensoriais e sociais, criando experiências positivas e acolhedoras. Além disso, será abordado como integrar as famílias no processo e utilizar a arte e a cultura como ferramentas poderosas de pertencimento e inclusão.
Um diferencial importante do curso é a participação na equipe de pessoas autistas e familiares de pessoas autistas que ajudaram em todo processo de construção do curso além da tradução em libras de todas as aulas.
Capacitar os participantes com estratégias práticas e conceituais para projetar ambientes e práticas acessíveis e inclusivas para pessoas autistas.
Gestores e colaboradores de espaços socioculturais: Clubes, teatros, cinemas, museus, centros de lazer e de esportes, espaços culturais, parques, entre outros.
Aula 1: O que os ambientes socioculturais precisam saber sobre o autismo?
Duração: 45m
Professora: Dra. Daniela Bordini (Psiquiatra da Infância, adolescência e vida adulta, Coordenadora do TEAMM)
Neste módulo, a coordenadora Dra. Daniela Bordini explica o objetivo geral do curso, como ele foi pensado e construído e os objetivos que pretende alcançar. Ressalta o caráter interdisciplinar da equipe de organizadores, contando com especialistas na área de autismo, familiares de pessoas autistas e autistas, desde sua concepção até a organização da divulgação, e com o diferencial da tradutora de libras.
Na aula, a professora faz uma introdução ao universo do autismo, a epidemiologia, pormenorizando as características e desafios dos casos classificados como nível 1, 2 e 3 de suporte tanto na infância como na vida adulta e dando uma ideia geral sobre o tratamento e a importância da inclusão de todos nesses ambientes socioculturais almejando uma melhor qualidade de vida e uma sociedade mais inclusiva.
Aula 2: Terapia Ocupacional e alterações sensoriais no TEA
Duração: 60m
Professora: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional)
Esta aula tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e educação a identificar e intervir nas questões sensoriais de pessoas autistas, promovendo sua inclusão, participação e qualidade de vida em diferentes contextos sociais e culturais.
Ao final da aula, o aluno será capaz de:
* Compreender o funcionamento do processamento sensorial em pessoas autistas.
* Reconhecer os principais tipos de disfunções sensoriais no TEA (hipersensibilidade, hipossensibilidade e busca sensorial) e seus fundamentos.
* Analisar como essas disfunções impactam a participação em ambientes sociais e culturais.
* Mapear barreiras sensoriais em espaços culturais e sociais, identificando estímulos desafiadores como luzes, sons, cheiros, multidões e texturas.
* Identificar estímulos comuns que podem ser desafiadores (luzes, sons, cheiros, multidões, texturas).
Aula 3: Acessibilidade comunicacional nos ambientes socioculturais para pessoas autistas
Duração: 40m
Professora: Professora Dra. Natalia Freitas Rossi (Fonoaudióloga)
Nesse módulo, a fonoaudióloga Natalia Freitas Rossi aborda os desafios que pessoas autistas podem apresentar na comunicação social, considerando tanto as possíveis dificuldades inerentes ao espectro do autismo como as barreiras comunicacionais que poderão emergir nos ambientes socioculturais e que, portanto, poderão impactar negativamente na experiência do usuário autista e seus familiares.
Nessa aula, inicialmente a fonoaudióloga introduz os conceitos mais relevantes para um entendimento desse complexo processo que é a comunicação humana, passando pela linguagem e outras habilidades, como as habilidades não verbais (expressão facial, gestos, entonação da fala), necessárias para o uso social da linguagem nos diferentes contextos de comunicação e interação social.
Ao conhecer e dominar os conceitos mais básicos e relevantes que fundamentam o processo de comunicação por meio da linguagem humana, do ponto de vista do emissor (aquele produz a informação) como do receptor (aquele que recebe a informação) e, mediante o que há de conhecimento científico sobre o funcionamento da pessoa autista, você terá a oportunidade de conhecer e/ou ampliar o seu conhecimento sobre estratégias e adaptações que visam reduzir ou prevenir que se estabeleçam barreiras comunicacionais que impactarão negativamente no acesso à informação pelo usuário autista, bem como da sua família.
A aula traz informações e exemplos de ajustes atitudinais e comportamentais, bem como do uso da linguagem por parte dos prestadores de serviço que receberão o autista nos espaços socioculturais. Nessa aula serão apresentadas informações com destaque para a importância da formação de recursos humanos até a necessidade de repensar os ambientes incluindo desde o uso de tecnologia assistiva para minimizar o distanciamento comunicacional, com recursos de previsibilidade de tempo e monitoramento do estado emocional do usuário até a inclusão de estratégias práticas para manipulação de objetos e vivências sensoriais que visam maximizar as oportunidades de ensino-aprendizagem do usuário autista nos contextos socioculturais em que há objetivos pedagógicos previstos como parte da visitação, a exemplos dos museus.
Aula 4: Acolhimento de autistas em ambientes socioculturais
Duração: 45m
Professora: Ana Cláudia Moya (Psicóloga)
Neste módulo, a psicóloga Ana Claudia Moya explora aspectos fundamentais da psicologia comportamental combinados a práticas baseadas em evidências. A aula oferece ferramentas para compreender o funcionamento do comportamento e planejar intervenções que acolham tanto as pessoas autistas quanto suas famílias, promovendo experiências mais positivas em contextos socioculturais.
Você aprenderá a:
* Antecipar atividades para criar previsibilidade e segurança.
* Engajar crianças e jovens de forma ativa e significativa.
* Prevenir situações potencialmente desafiadoras e lidar com elas de maneira eficaz.
* Implementar estratégias práticas para auxiliar em casos de desregulação emocional ou sensorial.
* Com exemplos práticos e orientações claras, a aula oferece uma abordagem enriquecedora para profissionais interessados em promover inclusão e bem-estar.
Aula 5: Noções de Procedimentos para Acessibilidade ao Público TEA em Contextos de Dispositivos Sociais
Duração: 60m
Professoras: Graziella Santos de Aguiar (Arquiteta)
Esta aula aborda a criação de ambientes arquitetônicos e sociais inclusivos que atendam às necessidades de pessoas autistas e outras condições de neurodivergência. O conteúdo explora conceitos fundamentais de acessibilidade, como zoneamento, setorização e uso de materiais sensoriais adaptados, além de apresentar ferramentas tecnológicas e metodologias de análise para desenvolver espaços acolhedores e seguros.
Aula 6: Soluções Inclusivas: Preparando Equipes e Espaços para Autistas
Duração: 30m
Professora: Graccielle Asevedo (Psiquiatra da Infância e da adolescência, Vice-Coordenadora do TEAMM)
Nesse módulo, a psiquiatra Graccielle Asevedo oferece orientações para transformar ambientes socioculturais em espaços verdadeiramente inclusivos para pessoas autistas. Combinando estratégias baseadas em evidências com dicas práticas, você aprenderá como preparar equipes, ambientes e recursos para garantir uma experiência acolhedora e respeitosa para todos. Você vai aprender sobre a capitação da equipe para atender às necessidades específicas de pessoas autistas; aspectos de planejamento do ambiente como adaptações sensoriais e arquitetônicas para promover conforto e segurança; recursos inclusivos como mapas sensoriais, narrativas visuais e pranchas de comunicação; particularidades de acessibilidade digital com sugestões de melhorias para websites, garantindo navegação acessível e funcional e dicas práticas organizacionais.
A aula disponibiliza um conteúdo atualizado com as melhores práticas internacionais, com foco em soluções reais e aplicáveis, exemplos práticos e sugestão de materiais complementares.
Poadcast
Inclusão de Autistas em Espaços Culturais: Perspectivas e Estratégias sob as Óticas das Famílias, Pessoas Autistas e Educadores Culturais
Duração: 60m
Participantes: Larissa Trindade, Adriana Flavia Camargo e Godoy, Flávia Najar Gusmão Pacheco, Dida Genofre
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta.
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Coordenadora da área de T.O. do TEAMM.
Colaboradora do Núcleo Comportamental do TEAMM.
Colaboradora do TEAMM.
Mestre em Arquitetura, Design e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Membro da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) .
Membro Neuroarq (Academia Brasileira de Neurociencias para Arquitetura.
Autora do livro Arquitetura para a Mente.
Orientadora socioeducativa. Produtora de acessibilidade.
Contato: teamm.unifesp@gmail.com
Título: Introdução ao autismo e características clínicas
Breve descrição: Nesta aula introdutória, a Dra. Daniela Bordini apresenta conceitos gerais, epidemiologia e manifestações clínicas do autismo na infância.
Professora: Dra. Daniela Bordini (Psiquiatra da Infância e da adolescência, Coordenadora do TEAMM).
Palavras-chave: Diagnóstico de autismo, Critérios diagnósticos de autismo, DSM5, Epidemiologia de autismo, autismo infantil.
Título: Especificidades de autistas nível 1 de suporte
Breve descrição: Neste módulo, a Dra. Graccielle Asevedo explora algumas características frequentemente encontradas em autistas “leves”, nível 1 de suporte, principalmente, os aspectos sociais mais sutis que influenciam a comunicação e as interações sociais, como, por exemplo: a dificuldade de manter um diálogo e de fazer uma leitura da linguagem corporal e expressões faciais. Além disso, você poderá conhecer algumas estratégias que eles costumam utilizar para se adaptar ao meio social.
Professora: Dra. Graccielle Asevedo (Psiquiatra da Infância e da adolescência, Coordenadora do TEAMM).
Palavras-chave: Autismo nível1 de suporte, autismo leve, mascaramento no autismo, comunicação social no autismo, interação social no autismo.
Título: Cognição social
Breve descrição: Neste terceiro módulo, Camyla F. Asevedo aborda uma área crucial no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a cognição social. Você terá a oportunidade de aprender sobre os elementos da cognição social, tais como a teoria da mente, a percepção das emoções e a percepção social, e entender como esses aspectos se manifestam em pessoas com TEA. A familiarização com o tema da cognição social, irá auxiliá-los a compreender o desempenho social de seus alunos autistas e pensar em formas de facilitar a sua comunicação e interação com eles.
Professora: Camyla Fernandes Asevedo (Psicóloga especializada em Neuropsicologia e TCC, Coordenadora da área de neuropsicologia do TEAMM).
Palavras-chave: Cognição social no autismo, Teoria da mente, Teoria da coerência central, Percepção das emoções, Percepção social.
Título: Funções executivas.
Breve descrição: No quarto módulo, você aprenderá quais são as habilidades envolvidas nas funções executivas, como a flexibilidade, planejamento, memória operacional e controle de impulsos, e de que maneira elas impactam o dia a dia e o desempenho escolar das crianças e adolescentes autistas
Professora: Camyla Fernandes Asevedo(Psicóloga especializada em Neuropsicologia e TCC, Coordenadora da área de neuropsicologia do TEAMM).
Palavras-chave:
Título: Comunicação e autismo 1
Breve descrição: No quinto módulo, a fonoaudióloga Jullie G. Lima explica o processo de desenvolvimento da linguagem e as particularidades dos aspectos linguísticos que se manifestam nos comportamentos e habilidades das crianças e adolescentes no espectro autista.
Professora: Jullie Gottschal Lima (Fonoaudióloga e Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana na UNIFESP).
Palavras-chave: Desenvolvimento da linguagem, Linguagem no autismo, fala no autismo, aspectos linguísticos no TEA.
Título: Comunicação e autismo 2
Breve descrição: Nesse módulo, Jullie explora, de forma mais aprofundada, a linguagem no autismo leve, com ênfase na comunicação não verbal, características da fala e aspectos da leitura e escrita das crianças e adolescentes no espectro.
Professora: Jullie Gottschal Lima (Fonoaudióloga e Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana na UNIFESP).
Palavras-chave: Comunicação não verbal no autismo, aspectos da fala, leitura e escrita no espectro autista.
Título: Comunicação e autismo 3
Breve descrição: No sétimo módulo você aprenderá estratégias de estimulação da comunicação em sala de aula para alunos autistas em todas etapas da educação. Também serão abordados os principais sinais de alerta de autismo que merecem atenção e encaminhamento para avaliação diagnóstica.
Professora: Jullie Gottschal Lima (Fonoaudióloga e Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana na UNIFESP).
Palavras-chave: estratégias de comunicação no autismo, sinais de alerta de autismo.
Título: Habilidades sociais e Dicas práticas
Breve descrição: Neste módulo, você aprenderá sobre as habilidades sociais relevantes na infância para uma boa convivência dentro e fora da sala de aula. Sabemos que essa é uma área em que crianças e adolescentes autistas apresentam déficits, porém, a boa notícia é que as habilidades sociais podem ser desenvolvidas. Ao conhecer melhor o campo das habilidades sociais, você será capaz de compreender comportamentos atípicos de alunos no espectro autista e estará preparado(a) para ajudá-los a se adaptar melhor ao ambiente, escolar.
Professora: Camyla Fernandes Asevedo (Psicóloga especializada em Neuropsicologia e TCC, Coordenadora da Área de Neuropsicologia do TEAMM).
Palavras-chave: habilidades sociais no autismo, comunicação não verbal no autismo, paralinguística no autismo.
Título: Estratégias ABA na Escola
Breve Descrição: Nesse nono módulo serão ensinadas algumas estratégias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para ajudar os alunos autistas na área social e acadêmica, como, por exemplo: utilização de reforçamento, pistas visuais, histórias sociais e intervenção por pares. Você também terá dicas preciosas sobre adaptação de atividades e materiais acadêmicos que facilitarão a aprendizagem e participação das crianças no espectro.
Professoras: Ana Paula de Oliveira (Psicóloga Especializada em ABA), Bruna Caroline Militão (Neuropsicopedagoga Especializada em ABA), Fernanda de Lima (Psicóloga Especializada em ABA).
Palavras-chave: ABA , adaptação de materiais, aprendizagem.
Título: Terapia Ocupacional no contexto escolar
Breve descrição: No decimo módulo, você poderá compreender as alterações no processamento sensorial e na regulação emocional que afetam a rotina escolar de alunos autistas, como, por exemplo: a dificuldade de prestar atenção e desregulação em ambientes com sobrecarga de estímulos sensoriais (sons, luz, etc.). Dinara Souza também ensina estratégias e recursos que você pode adotar para ajudar as crianças no espectro a se regular..
Professora: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da área de T.O. do TEAMM).
Palavras-chave: processamento sensorial no autismo, regulação emocional.
Título: Desenvolvimento Motor Grosso
Breve descrição: Nesse módulo você aprenderá sobre as dificuldade nas habilidades motoras grossas dos alunos autistas e quais são as atividades que você pode aplicar para estimular o desenvolvimento no contexto escolar.
Professora: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da área de T.O. do TEAMM).
Palavras-chave: desenvolvimento motor grosso, habilidades motoras grossas.
Título: Desenvolvimento Motor Fina
Breve descrição: Nesse módulo você aprenderá sobre as dificuldade nas habilidades motoras finas dos alunos autistas e quais são as atividades que você pode aplicar para estimular o desenvolvimento no contexto escolar.
Professoras: Dinara Souza (Terapeuta Ocupacional e Coordenadora da área de T.O. do TEAMM) e Juliana Pari (Terapeuta Ocupacional).
Palavras-chave: desenvolvimento motor fino, habilidades motoras finas.