Consultoria
Consultoria para instituições de saúde
Cliente: Grupo Fleury – Projeto TEA Acolher
O objetivo dessa iniciativa foi aprimorar o atendimento ao paciente, entender suas necessidades para que ele e sua família tenham sempre uma experiência leve e diferenciada dentro do Fleury.
Neste projeto, foi desenvolvido um modelo de capacitação interna aos colaboradores e médicos do Fleury sobre o TEA – Transtorno do Espectro do Autismo contemplando:
• Personalizar o atendimento desses pacientes traçando principais características de cada um deles;
• Capacitar a equipe para oferecer maior acolhimento ao paciente e sua família;
• Estabelecer fluxos ágeis para evitar espera;
• Sensibilizar e Refinar o conhecimento sobre o manejo desses pacientes.
A unidade Morumbi, que conta com o Fleury Kids, foi escolhida para colocar em prática o projeto no formato piloto. A capacitação foi focada nos times de atendimento, coleta e médicos. A equipe do atendimento móvel e a unidade Fleury Itaim também já foram qualificadas.
Inspirada nas pistas visuais (muito utilizadas no seguimento desses pacientes), a comunicação através de desenhos foi elaborada para dar maior suporte à família e ao paciente na previsibilidade do procedimento, já que este é um dos principais pilares para concluir com êxito o atendimento aos pacientes portadores de TEA.
Olhar para cada pessoa de forma individualizada e entender suas necessidades foi a forma que o Fleury encontrou para cuidar de cada paciente de um jeito diferente e especial.
Consultoria para escolas
Cliente: Hospital Israelita Albert Einstein
O objetivo deste curso foi capacitar profissionais da área da educação infantil a reconhecer os sinais de alerta para TEA em crianças de 0-3 anos e fornecer orientação para estimulação precoce.
Através de iniciativas como essa, tentamos levar um pouco mais de conhecimento a respeito dos transtornos do espectro do autismo na tentativa de alcançarmos identificação cada vez mais precoce dos sinais de alerta e estimularmos essas crianças cada vez mais cedo, melhorando assim o prognóstico de evolução e qualidade de vida das famílias.
A escola é um parceiro fundamental tanto na identificação dos casos que estão discrepantes da média como para auxiliar na estimulação do desenvolvimento dessas crianças.
Nesse curso apresentamos nossa experiência na área tentando conciliar as principais linhas de evidência e cuidado unindo técnica e humanismo. Além das aulas expositivas, tivemos atividades práticas para que os participantes se sentissem mais seguros em sua prática educacional com essas crianças com necessidades especiais.
Consultoria para escolas
Cliente: Colégio Pauliceia
Na prática da educação inclusiva é essencial que os educadores estejam preparados para conviver com a diversidade, respeitando e valorizando as diferenças e características individuais de seus alunos. No entanto, muitos professores enfrentam desafios ao lidar com alunos que têm autismo, principalmente quando não conseguem se comunicar com os mesmos e compreender suas necessidades.
Pensando em aprimorar o ensino e a interação de alunos com TEA, a diretoria do Colégio Pauliceia
investiu na capacitação de sua equipe para manejar comportamentos difíceis que ocorrem no dia a dia escolar, tais como: esquiva de demanda, comportamentos repetitivos, autoagressão, dano ao espaço físico, entre outros.
Os participantes do curso aprenderam como elaborar uma avaliação funcional, que consiste na identificação dos motivos de comportamentos não adaptativos, bem como dos contextos em que eles ocorrem, para então traçar estratégias para modificá-los.
Esperamos que este aprendizado possa contribuir para que estes alunos tenham um melhor aproveitamento escolar e interação social com seus pares.
Consultoria para empresas
Cliente: Radix
O Ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante (TEAMM), em seu braço de atendimento de pessoas adultas com TEA firmou em 2022 a parceria com a empresa RADIX – Engenharia e Software na contratação de 3 adultos com TEA provenientes da Capacitação de Pessoas com TEA para Habilidades Sociais no Mercado de Trabalho.
Para essa iniciativa, a equipe do TEAMM auxiliou em todas as etapas no processo de contratação: entrevista adaptada, treinamento com lideranças dos setores que receberiam esses adultos, suporte contínuo por grupo de WhatsApp e posterior consultoria mensal por 3 meses para a consolidação desse processo de inclusão laboral.
Foi uma parceria muito feliz e de muito sucesso em que todos os envolvidos no processo (TEAMM, RADIX, pessoas autistas e suas famílias) se sentiram satisfeitos e transformados ao final.
Esperamos que tenha sido o ponta pé inicial de muitas outras parcerias e oportunidades para essas pessoas incríveis que precisam ser descobertas e encaminhadas no seu verdadeiro potencial.