Formação Profissional
Supervisão multiprofissional (psicopedagoga, analista de comportamento, fonoaudiólogas, terapia ocupacional, neuropsicólogas, psiquiatras, neurologistas).
Neuropsicólogos também participam do programa de capacitação realizando as avaliações neuropsicológicas que fornecem subsídios para compreensão de casos mais complexos.
São feitas reuniões semanais em que ocorrem aulas teóricas, discussões de artigos científicos, discussões de casos clínicos e palestras de convidados.
O programa tem duração de um ano, é planejado para os residentes de psiquiatria da infância e adolescência da UNIFESP, mas também recebe residentes da psiquiatria geral da UNIFESP e de outros programas de residência como estágio optativo.
O objetivo do programa de capacitação de residentes de psiquiatria da infância e adolescência é propiciar aprendizado relacionado ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O processo de aprendizado abrange o desenvolvimento normal e patológico, o diagnóstico do transtorno, conceitos e interação de equipe multidisciplinar, elaboração de plano terapêutico, manejo medicamentoso no TEA e outros transtornos psiquiátricos que possam estar associados.
Para o diagnóstico, os residentes avaliam crianças e adolescentes com suspeita de TEA e acompanham avaliação pela fonoaudiologia, terapia ocupacional e neuropsicologia, quando necessário. Após avaliação supervisionada, o diagnóstico é fechado ou descartado e é emitido relatório.
Os pacientes diagnosticados seguem para um período de acompanhamento longitudinal medicamentoso que dura em torno de 02 anos.
Caso tenha interesse de fazer parte voluntariamente da nossa equipe, preencha o formulário da sua especialidade abaixo. Avaliaremos as possibilidades e entraremos em contato para realizarmos as entrevistas.