Grupos Terapêuticos
Público-alvo:
Pessoas com autismo que necessitem de auxílio para melhora de habilidades sociais (A partir de 16 anos).
Objetivo:
Capacitação de adultos com TEA para melhora de habilidades sociais.
Número de encontros:
12 encontros semanais, às segundas-feiras a tarde, com duração de 1h30m com o grupo de participantes
Critérios de inclusão no grupo:
Metodologia:
O grupo de Treinamento de Habilidades Sociais tem como objetivo proporcionar conhecimento teórico e prático sobre temas que permeiam as relações sociais, por meio de vivencias, com o auxílio das profissionais envolvidas, ampliando as oportunidades de relacionamentos de amizade aprendendo pré-requisitos fundamentais para as relações sociais.
No grupo serão abordados conteúdos como Repertórios e habilidades envolvidas em Relações Sociais, comunicação não-verbal, como iniciar e manter uma conversa, encenação de situações sociais, aprimorando o “Pensar social”, principais desafios nas relações.
Equipe:
A confirmar.
Público-alvo:
Pais ou responsáveis de pessoas autistas. (A partir de 16 anos).
Objetivo:
Discutir e refletir sobre os mais diversos aspectos da adolescência e vida de adulto de um filho autista.
Número de encontros:
Permanente.
Critérios de inclusão no grupo:
Ser pai, mãe ou responsável por autista acima de 16 anos.
Metodologia:
Encontros semanais (online pela plataforma zoom) em roda de conversa com familiares ou responsáveis e especialista em família.
Equipe:
Paula Ayub e Ariane Freitas.
Público-alvo:
adultos autistas, que desejam fortalecer habilidades de flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e execução de tarefas no dia a dia.
Objetivo:
Desenvolver e/ou aprimorar habilidades de planejamento, flexibilidade diante de imprevistos, tomadas de decisão para possível participação mais ativa nas atividades do dia a dia. para organizar melhor as suas ações, lidar com imprevistos e tomar decisões com mais segurança para ampliar a sua participação em atividades do dia a dia.
Número de encontros:
12 encontros semanais, às segundas-feiras a tarde no período vespertino, com duração de 1h30m com o grupo de participantes
Critérios de inclusão no grupo:
Metodologia:
O grupo de Funções Executivas tem como objetivo oferecer teoria e prática voltadas a Função Executiva, mais especificamente o planejamento, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, que possam favorecer o surgimento de estratégias para o desempenho das atividades do dia a dia. experiências teóricas e práticas que possam ser aplicadas no dia a dia, favorecendo o desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho em atividades cotidianas.
A proposta é fortalecer e/ou desenvolver tais habilidades como planejamento, flexibilidade cognitiva e controle inibitório, essenciais para lidar com desafios, organizar rotinas e ampliar a autonomia.
Nossos encontros propõem treinos cognitivos com jogos e atividades práticas enfatizando a promoção das habilidades de planejamento, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. contam com treinos cognitivos, por meio de jogos e atividades (tiraria o vivenciais) vivenciais práticas, voltados ao desenvolvimento das habilidades de planejamento, flexibilidade cognitiva e controle inibitório.”
Equipe:
Vera Papais
Caroline Sato
Paula Ayub
Carolina Sobrinho
A confirmar.