Instrumento para rastreamento dos casos de Transtornos do Espectro do Autismo – Concluída

Os objetivos deste estudo foram a tradução retro-versão, adaptação cultural e validação do Autism Screening Questionnaire para a língua portuguesa e para o seu uso no Brasil.

A versão final do instrumento de pesquisa apresentou propriedades de medidas satisfatórias, sugerindo adequadas características preliminares de validação. É um instrumento de fácil aplicação e uma ferramenta útil para a realização de rastreamento no diagnóstico em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo.

Referência:

SATO, F. P., PAULA, C. S., LOWENTHAL, R., NAKANO, E. Y., BRUNONI, D., SCHWARTZMAN, J. S., & MERCADANTE, M. T. (2009). Instrument to screen cases of pervasive developmental disorder – a preliminary indication of validity. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso)., v.31, p.30 – 33, 2009.

Resumo:

Objetivos: Tradução, retro-versão, adaptação cultural e validação do Autism Screening Questionnaire para a língua portuguesa e para o seu uso no Brasil. Método: Foi selecionada uma amostra inicial de 120 pacientes, encaminhados de duas clínicas privadas e uma pública, dividida em três grupos de 40 pacientes distintos: pacientes com diagnóstico clínico de Transtorno do Espectro do Autismo; de síndrome de Down e de outros transtornos psiquiátricos. O questionário foi aplicado aos responsáveis legais dos pacientes seguindo os padrões de um questionário autoaplicável. As medidas psicométricas do questionário traduzido, na sua versão final, foram testadas.

Resultados: Valores de sensibilidade de 92,5% e especificidade de 95,5% foram encontrados para uma pontuação de 15, como sendo um valor discriminativo para os sujeitos com características de transtornos globais do desenvolvimento/transtornos invasivos do desenvolvimento. A validade interna para o total das 40 questões foi de 0,895, com uma variação entre 0,6 a 0,8. Os valores de confiabilidade obtidos pelo teste e reteste demonstraram que a maioria das questões obteve alta concordância.

Conclusões: A versão final do instrumento de pesquisa, traduzido e adaptado à cultura brasileira, apresentou propriedades de medida satisfatórias, sugerindo adequadas propriedades preliminares de validação. É um instrumento de fácil aplicação e uma ferramenta útil para a realização de um screening diagnóstico em indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo.

Descritores: Transtornos globais do desenvolvimento; Transtorno autístico; Estudos de validação; Questionários; Diagnóstico clínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress