Transtornos do Espectro do Autismo na Atenção Primária: Capacitação Presencial e via Telemedicina

Atualizado: 22 de ago. de 2020

O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um modelo de treinamento via telemedicina e workshop presencial sobre TEA e saúde mental infantil para médicos e enfermeiros da atenção básica. Participaram do treinamento 150 profissionais de cinco cidades brasileiras. Os resultados deste estudo mostram que o treinamento de profissionais da atenção básica é factível e efetivo.

Referência:

LOWENTHAL R; COLTRI, L.; MIRANDA, C. T.; COELHO, J. A. P. M.; PAULA, C. S.Autistic Spectrum Disorders In Brazilian Primary Care: Telehealth And Face-To-Face Training Method. Revista De Psicologia: Teoria e Prática (Online)., v.21, p.501 – 516, 2019.

Resumo:

Os primeiros sintomas de transtorno do espectro autista (TEA) são detectados por profissionais da atenção básica. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um modelo de treinamento via telemedicina e workshop presencial sobre TEA e saúde mental infantil para médicos e enfermeiros da atenção básica. Participaram do treinamento 150 profissionais de cinco cidades brasileiras. No módulo a distância, foram desenvolvidos vídeos sobre TEA e os principais transtornos da infância, e no presencial foi baseado no treinamento “Técnicas de comunicação para lidar com saúde mental de crianças e adolescentes na atenção primaria”. Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários específicos de conhecimento e o Questionário de conhecimento, atitudes e prática (CAP). Os resultados apontaram a aquisição de conhecimento, atitudes e prática tanto pelos médicos quanto pelos enfermeiros. Os resultados deste estudo mostram que o treinamento de profissionais da atenção básica é factível e efetivo.

Palavras-chave: transtorno autístico; atenção básica; médicos; enfermeiros; capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress